Facebook

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Direitos LGBT, mudanças climáticas e fim das guerras marcam posse de Obama


No discurso de posse da presidência dos Estados Unidos, Barack Obama disse ao país que será preciso fazer “escolhas difíceis” para reduzir o custo do sistema de saúde público e diminuir o déficit financeiro da nação. Obama falou ao público em frente ao Capitólio, em Washington, nesta segunda-feira (21).
Em sua fala, Obama prometeu enfrentar “a ameaça das mudanças climáticas” e buscar o uso de energias renováveis. Ele também declarou que, ao fim de uma década de guerras, a economia dos EUA está crescendo e que “as possibilidades dos Estados Unidos são ilimitadas”.
Os movimentos sociais também foram pauta do discurso do presidente reeleito. Obama citou os protestos pelos direitos LGBT em Stonewall (ocorridos em Nova York em 1969, quando clientes e funcionários de um bar gay reagiram a abusos de autoridade e violência por parte da política, em um evento considerado o fundador do atual movimento LGBT), além de mencionar o movimento negro e o movimento pelos direitos das mulheres.
O presidente afirmou que o fato de que todos foram criados iguais deve guiar a nação. Obama, que recentemente declarou seu apoio ao casamento entre pessoas do mesmo sexo, também afirmou que a jornada dos Estados Unidos não estará completa “até que nossos irmãos e irmãs gays sejam tratados legalmente como qualquer outra pessoa”.
Embates ideológicas com os republicanos no Congresso devem marcar o segundo mandato de Obama. O presidente deverá encarar um país dividido pelo bipartidarismo, com uma economia ainda fraca e muitos desafios internacionais.
Com informações do The Independent

Nenhum comentário:

Postar um comentário