Facebook

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Jovem gay pegou carona com cliente de bar antes de ser morto, em Goiás

Os donos do bar onde trabalhava o jovem João Antônio Donati, 18 anos, que foi encontrado morto em um terreno baldio em Inhumas, na Região Metropolitana de Goiânia, disseram ao G1 que pediram a um cliente que levasse a vítima para casa na madrugada em que o crime ocorreu, na quarta-feira (10). “Quando foi por volta da 1 hora, fechamos o bar e meu marido pediu que um cliente desse carona ao João. Essa foi a última vez que o vimos com vida”, lamentou a comerciante Graça de Maria, na manhã desta sexta-feira (12).
Segundo os proprietários, o cliente do bar já prestou depoimento à Polícia Civil. "Ele disse que levou o João até a esquina da rua onde ele morava e que ele estava muito apressado, como se fosse encontrar alguém. No entanto, não o viu com ninguém", relatou Graça. O jovem era homossexual e a polícia acredita que ele tenha sido vítima de homofobia.

G1 procurou o delegado Humberto Teófilo, responsável pelo caso, mas ele não pôde atender a reportagem nesta manhã.

Mesmo trabalhando no bar há pouco tempo, João era um velho conhecido dos proprietários. "Ele sempre vinha ao bar acompanhado da mãe e ficamos amigos. Meu marido é espanhol e o fato do João ter morado lá na Espanha por dois ou três anos nos aproximou ainda mais. Aí a gente precisava de ajuda no bar e o contratamos", explicou a dona do estabelecimento.João começou a trabalhar como garçom no bar há duas semanas. Apesar de cumprir expediente de sexta-feira a domingo, o jovem foi ao local na noite de terça-feira (9). "Ele veio trazer umas roupas do meu marido que a mãe dele lavou e ficou aqui ajudando”, contou Graça.
Revolta
Segundo a comerciante, todos sabiam que o rapaz era homossexual, mas isso nunca foi um problema para ele. "Ele falava abertamente sobre isso, mas era muito respeitoso. Assim, todos os respeitavam também. Estamos chocados com essa barbaridade".

O dono do bar, Jesus Hermínio, diz que a vitima era uma pessoa "excepcional" e que não mereceria sofrer com tamanha violência. "Ele era um bom menino, de extrema confiança. Muito educado e trabalhador. É muito triste sequer imaginar que ele tenha sido vitima de homofobia", destacou.

O casal diz que agora espera que justiça seja feita. "Ninguém imagina a dor que essa família está sentindo. E todos nós, pois ele fará muita falta. Era um menino alegre demais para terminar assim, com tanta tristeza. Imagino o quanto ele implorou antes de ser morto. Só espero que as autoridades encontrem os responsáveis", disse Graça. "Que prendam esse monstro que tirou a vida do João", completou Jesus.

Jesus e Graça pedem que autoridades prendam responsável pelo crime (Foto: Fernanda Borges/G1)
Jesus e Graça pedem que autoridades prendam
responsável pelo crime (Foto: Fernanda Borges/G1)
Crime
Laudo do Instituto Médico Legal (IML), concluído na quinta-feira (11) aponta que a vítima lutou com o agressor antes de morrer e que ele possuía diversas marcas de hematoma pelo corpo. O documento concluiu também que a vítima morreu asfixiada e que não havia nenhuma fratura no corpo.

“Ele tinha diversos hematomas pelo corpo, no olho, no nariz. E como não tinha nenhuma fratura, pode indicar que alguém ficou segurando o rapaz enquanto ele não conseguia respirar. Mas só as investigações podem esclarecer certinho como se deu toda essa dinâmica do crime”, disse o delegado ao G1, na quinta-feira.  Ele afirmou que não foi pedido nenhum outro laudo em relação ao corpo da vítima.
O caso ganhou repercussão nas redes sociais e causou revolta em internautas de várias partes do país, que já marcaram protestos em cidades como Inhumas, Belo Horizonte e São Paulo no próximo sábado (13).
Teófilo informou que a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República entrou em contato para pedir informações sobre o caso e cobrar atenção à investigação. Em nota, o órgão também manifestou “suas mais profundas condolências à família e aos amigos de João Antônio, apelando às autoridades do estado para que deem ao caso a devida atenção”.
João Antônio Donati foi encontrado morto com a boca cheia de papéis e sacos plásticos, em Inhumas, Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Rapaz, que era homossexual assumido, foi encontrado morto (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Nenhum comentário:

Postar um comentário